PRODUTOS ROOTSTYLE REGGAE SHOP

REGGAE SHOP - HEAD SHOP - ARTESANATOS - DREADLOCKS - ARTIGOS E ACESSÓRIOS PRODUTOS EXCLUSIVOS - PEÇAS ÚNICAS ............ Endereço:. R.Ferreira Penteado 389 / Dr.Costa Aguiar 468 Central shoping 3°PISO 358 Centro - Campinas Sp .................. TELEFONE: 019 4141 1437

O NASCIMENTO DO REGGAE

۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞۞
O Reggae é uma potente força espiritual ouvida e compreendida em todo mundo . É capaz de envolver a alma completamente através de maravilhosos arranjos de melodia e ritmos provenientes de todos os lados do globo. A Jah Music energiza, pulsa, vibra, liberando ondas de energia que inspiram e auxilia na produção de sons criativos; seu timing é o mesmo da ausência do verdadeiro amor com um poder que não conhece barreiras limite. Essa mágica harmônica rítmica traz um prazer especial as musicas de reggae: o mundo parece buscar através de seu interminável,uma maneira de voltar-se para si mesmo e, dessa maneira, fortalecer todo universo interior. As ligações entre o reggae e o movimento (religioso, filosófico, político) rastafari são profundas, amplas e complexas. Ambos representam um dos mais notáveis esforços humanos de reconstrução, a reconstrução da dignidade, do destino e da cultura de um povo.

Se para quem está de fora , o reggae parece belo mas misterioso, e o rastafarianismo ingênuo, é porque ambos são frutos de séculos de experiência vivida, sofrida, algo que não se empresta nem se divide. Ambos são gestos de fé e, embora toda a razão do mundo possa debater e condenar o objeto da fé, sua mais intima natureza permanece secreta e maravilhosa no coração dos homens. Nem todo reggae é rastafari. Como música, o reggae segue um caminho tortuoso mas continuo, que começa quando uma das formas musicais nativas da jamaica, o mento, deixa-se contaminar pelas emissões de Rhythym'n blues americanas , via rádio , nos anos 40, e adquire uma forma nova, de ritmo mais complexos, incorporando metais.
Neste cenário marcado pela diversidade musical fermentam as mudanças que sacudiram a Jamaica, a primeira delas ocorreu na metade dos anos 50, patrícios mais espertos trocam as bandas pela música mecânica. Nome de dois deles : Clement Coxsone e Dodd Duke Reid, donos dos primeiros sound systems(uma espécie de discoteca ambulante). O repertório de suas festas é regado pelos melhores sons do rhythm´n´blues dos EUA. Quem tem os discos mais raros ganha a preferência do povão. Houve muito branquinho(leia-se Chis Blackwell, futuro patrão de Bob Marley) ganhando um bom dinheiro com viagens aos Estados Unidos à cata de vinis raros de cantores americanos. Um caso parecido com o que acontece hoje no Maranhão(capital nacional do reggae) que tem seu mercado marcado pelas radiolas.
A partir dessas mudanças no estilo de musica local, surgiu um ritimo chamado SKA que nada mais é do que uma pajelança dos estilos musicais que embalavam a Jamaica.
O Ska ainda produz um novo tipo de consumidor: os rude boys, delinqüentes saídos do interior da Jamaica para virem morar em TrenchTown, a favela de lata. Nos anos 50 e 60, o Ska segue seu proprio caminho evolutivo, inclusive gerando a primeira banda superstar da jamaica, os Skatalites.





O sacolejo envolvente do Ska impulsionava vários novos artistas, em 1962 Jimmy Cliff, então com 14 anos, emplaca seu primeiro hit.
Duke Reid e Dodd tornam-se donos de estúdios na Jamaica, no caso de Dodd ele funda o Studio One, celeiro dos maiores artistas de reggae de todos os tempos.
A influência da soul music dos anos 60, a ascendência do instrumental eletrônico, baixo e guitarra, e uma nova realidade social e politica, independente em 1962, a jamaica começou a conhecer o êxodus rural e o crescimento das favelas urbanas, com sua inevitável tensão de desigualdade , serviram de caldeirão para a transformação do SKA em rock steady. No final dos anos 60, com uma nova geração de musicos tentando novos jeitos de tocar o rock steady, com a cabeça ou atenta aos cânticos rastafaris, que puxavam pelo lado africano, enfatizando a repetição rítmica, ou assumidamente ligada ao movimento, com a pressão social em alta voltagem,A música Jamaicana dá sua grande e definitiva virada no final dos anos 60, o pai da criança é um tal Lee Perry, um chapeleiro doido saído dos domínios de Coxsone Dodd. Lee desacelera a batida do ska e emprega um bando de músicos locais, desconhecidos e doidos para se enfurnar em um estúdio.

inicialmente gravado reggay, seu nome é críptico.- BOB MARLEY acreditava que queria dizer "Musicas dos Reis", mas os musicos mais velhos se lembram de que era uma giria muito comum em Trench Town , o gueto principal de Kingston, capital da Jamaica - queria dizer "coisa de rua", "sem importância" ou "intima". Como nessa época , o rastafarianismo ganhava corpo na sociedade urbana e independente da Jamaica.
foi quase natural que ele fizesse o reggae sua manifestação publica - e BOB MARLEY , em sua infatigável cruzada, levasse ao mundo os princípios deste misto de religião e atitude politica.
uma lenda jamaicana diz que houve na Jamaica um verão escaldante e, com pena do povo que se desidratava ao dançar, os músicos decidiram aliviar e tocar o ska mais devagarinho. Nascia assim uma música que iria ganhar o mundo: O Reggae!






"Surgiu no mundo uma música maravilhosa, extasiante,com letras tocantes que exigem as pessoas pensarem e se interessarem. Uma melodia relaxante e ao mesmo tempo dançante,nos livra de uma estafa que age sobre a terra. Onde muitos cantores ainda pregam e esperam entendimento óbvio e sádio de suas consciências, que os leva até a
luz Tudo isso para perceber o som do REGGAE MUSIC" (bob marley)




"O reggae verdadeiro vem da Jamaica, porque outras pessoas não podem tocar num todo; seria aí ir contra suas próprias vidas. Porque o reggae tem que estar dentro de você" (bob marley)



"Tu vais dançar com a música de Jah, nós vamos dançar com a música de Jah. Esquece as tuas inquietações e dança. Esquece tuas tristezas e dança. Esquece tuas doenças e dança. Esquece tuas fraquezas e dança"

MONTAGEN JADER RASTA MAN

2 comentários:

Anonymous disse...

estou feliz em poder encontrar reportagens,fotos sobre Bob Marley e tudo que se refere a vida dele.
Sou fã e amo espiritualmente Bob Marley

Anonymous disse...

Gostaria muito de conhecer o lugar onde bob marley cresceu sou fã da sua cultura suas musicas são perfeitas elas fazem o homen pensar que o material não tem importancia basta ter carater e viva o verde

Duvidas, criticas, sugestões, links quebrados ou não correspondente ao download, entrar em contado comrootstylereggaeshop@gmail.com
Este blog não contem nenhum vínculo lucrativo, todo o conteúdo nele publicado são somente para divulgação e apreciação de todos os amantes do Reggae music verdadeiro e de qualidade.
paz bem e positividade.


Jader Ras Sartori
rootstyle reggae shop campinas sp

APRECIEM SEM MODERAÇÃO